Há mais de 10 anos a EPTV começou uma intensa fase de pesquisas, estudos, treinamentos e investimentos que a colocaram como uma das emissoras brasileiras com maior índice de digitalização em instalações de produção de conteúdo.
Desenvolvimentos em parceria com a indústria nacional colocaram a EPTV já no ano de 2000 como uma das primeiras emissoras no mundo a operar um sistema integrado de edição e exibição de conteúdo jornalístico totalmente digital.
Atualmente, a EPTV já transmite o sinal digital em todas as suas emissoras em Campinas, Ribeirão, na região Central, em São Carlos, e no Sul de Minas, em Varginha. A primeira a transmitir foi Campinas, em dezembro de 2008 que, inclusive, foi a primeira emissora fora de uma capital do Brasil a operar nessa tecnologia.
Ribeirão Preto passou a transmitir no ano seguinte, em 2009, e São Carlos e Varginha em 2010, para que fosse transmitida a Copa do Mundo da África do Sul em HD.
A produção de conteúdo em alta definição acontece em Campinas desde 2007, com o programa Terra da Gente, em Ribeirão Preto desde 2009, em São Carlos iniciou em 2010 e Varginha em 2011. Desta forma, na semana em que foi inaugurada a TV Digital em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2007, o primeiro Globo Repórter exibido em HD foi produzido pela EPTV.
Atualmente, a EPTV investe na digitalização de todo seu acervo, que hoje é de mais de 34.000 horas de conteúdo. O maior desafio no presente é levar o sinal digital para todas as cidades que distribuem o sinal EPTV, antes do término das transmissões analógicas, que ocorrem em 2017 no estado de São Paulo e em 2018 no estado de Minas Gerais.