Terra da Gente ganha carro alegórico inspirado na natureza e na cultura brasileira na Expoflora 2026
Projeto leva a identidade da EPTV para um dos principais eventos de flores e cultura do país e participa dos tradicionais desfiles e momentos de Chuva de Pétalas
A natureza que inspira o Terra da Gente agora também poderá ser vista pelas ruas de Holambra. Na 43ª edição da Expoflora, o programa da EPTV ganha um carro alegórico próprio, criado para representar as belezas naturais, a cultura e a diversidade brasileira.
O projeto estreia na edição 2026 da festa, que acontece de 28 de agosto a 27 de setembro, no Parque da Expoflora, em Holambra. Além de ficar exposto junto aos demais carros alegóricos do evento, ele participa dos desfiles realizados durante a programação e estará presente em momentos tradicionais, como a Chuva de Pétalas.
O carro reúne elementos como animais, paisagens e referências à flora brasileira, em uma proposta que busca transformar em experiência visual aquilo que o público já acompanha na televisão. Durante os desfiles, uma narração apresenta o conceito da criação e reforça a valorização das riquezas naturais do país.

Um projeto que nasceu nos bastidores
A criação envolveu diferentes profissionais e áreas, desde a concepção até a construção da alegoria. “Levar o Terra da Gente para a Expoflora é uma forma de ampliar a experiência que o programa proporciona. Na televisão, mostramos as riquezas naturais e culturais do Brasil. Agora, conseguimos transformar um pouco desse universo em uma experiência visual, vivenciada de perto por quem visita o evento”, comenta a jornalista e assessora de Relações Institucionais, Thainá Bernardes.

Para o publicitário Mateus, um dos responsáveis pelo projeto, a proposta foi transformar a marca em uma experiência e aproximá-la ainda mais das pessoas. “Nos inspiramos no universo do programa para criar um carro que representasse a conexão da EPTV com a natureza e com o público. A ideia é aproximar os visitantes das histórias, da cultura e das belezas da nossa região”, explica.

Da ideia ao carro
A materialização do projeto ficou sob responsabilidade de Stans Scheltinga, profissional responsável pela criação e concepção dos carros alegóricos da Expoflora. Especialista em arte floral e arranjos, ela também ministra cursos e workshops na área.
Para desenvolver a alegoria, foram utilizadas referências das paisagens, da fauna e da flora brasileiras, combinadas às características visuais da própria Expoflora. “Buscamos nas paisagens, na fauna e na flora brasileiras as principais referências para traduzir esse universo de forma lúdica. O desafio é transformar o conceito em uma estrutura de grandes dimensões, que precisa ter movimento, equilíbrio e resistência, sem perder a delicadeza”, explica Stans.

A produção envolve etapas que começam muito antes da montagem, como pesquisa, criação, construção, escolha de materiais e flores e, por fim, a aplicação floral, momento em que o projeto ganha vida.
O resultado poderá ser acompanhado de perto durante a festa, em uma experiência que une televisão, arte, natureza e cultura. A alegoria também passa a integrar a programação de um dos principais eventos de flores e tradição holandesa do país.
Expoflora 2026
A 43ª edição da Expoflora será realizada às sextas-feiras, sábados, domingos e também no feriado de 7 de setembro, das 9h às 19h, no Parque da Expoflora, em Holambra.
Sobre Stans Scheltinga
Responsável pela criação e concepção dos carros alegóricos da Expoflora, Stans Scheltinga é especialista em arranjos e arte floral e também ministra cursos e workshops na área.
