loader image

Fórum em Morro Agudo aponta caminhos para a segurança no campo

Realizado pela EPTV, evento reuniu produtores rurais e autoridades da área de Segurança Pública

Investigação, tecnologia e integração da polícia com a iniciativa privada. Esses foram alguns dos caminhos apontados para diminuir os crimes na área rural. O tema foi debatido nesta terça-feira (25), na terceira edição do Fórum de Segurança no Campo, na cidade de Morro Agudo.

O evento, realizado pela EPTV e pelo Sindicato Rural de Morro Agudo, contou com a presença de produtores rurais, representantes de prefeituras da região, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e das policiais Civil e Militar.

Debate

De acordo com Roberto de Figueiredo, presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo, os casos de furto e roubo são constantes. “Tem época que é toda semana. Isso traz instabilidade e insegurança para os produtores rurais e para os funcionários das fazendas”, explica Roberto.

Para o coronel Cássio de Freitas, que representou a SSP-SP no evento, o monitoramento e a investigação são os caminhos para diminuição da criminalidade. “Precisamos ter uma previsão de onde essas invasões podem acontecer. Contudo, uma vez acontecendo a invasão, é preciso instaurar o inquérito policial”, analisa.

Combater os crimes com a integração das câmeras de monitoramento ao sistema Muralha Paulista é a aposta do Coronel Rodrigo Quintino, comandante do CPI 3. “Hoje, os produtores rurais tem seus sistemas privados de seguranças. O que a gente tem que trabalhar é no sentido de integrar esses sistemas privados com o sistema público”, pontua.

Já a Polícia Civil destacou a criação do Giar (Grupo de Investigação em Área Rural). “Quem age na área rural já tem um objetivo específico. Isso nos remete também ao cuidado com o receptador”, disse o delegado Jorge Cury, responsável pelo Deinter 3.

Para Marcelo Fontes, Gerente Institucional da EPTV, o evento cumpriu seu papel. “Nós sentimos que a comunidade tinha essa necessidade de dialogar com a Segurança Pública para encontrar soluções. Os três fóruns que realizamos vieram com esse objetivo”, finaliza.

MAIS
Confira a reportagem do evento aqui

Terceira edição

O Fórum de Segurança no Campo teve sua primeira edição em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, em maio de 2025, e a segunda edição na cidade de Franca, em São Paulo, em junho passado.

As questões de segurança levantadas pelos produtores de café foram o enfoque das duas primeiras edições. A terceira edição, realizada em Morro Agudo, teve um direcionamento maior aos produtores de cana-de-açúcar.

O evento destas terça-feira (25) contou com o apoio de mídia da CBN Ribeirão, do portal g1 Ribeirão e Franca e do portal acidade on Ribeirão Preto. O jornalista e apresentador Marcos Felipe foi o responsável por mediar os debates do evento.

Coronel Rodrigo Quintino
Coronel Rodrigo Quintino, do CPI 3
Delegado Jorge Cury
Delegado Jorge Cury, do Deinter 3
Roberto de Figueiredo, presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo
Roberto de Figueiredo, presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo
Coronel Cássio, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
Coronel Cássio, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

Veja mais imagens do evento no Instagram

Botão Voltar ao topo