DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA PROMOVEU AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou diversas ações nas ruas de São Carlos durante o mês de março para conscientizar a população sobre os perigos da dengue e de outras doenças, tomando como base também o trabalho conjunto com o Governo do Estado em função da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses.
Neste período, as equipes da Vigilância Epidemiológica percorreram diferentes bairros da cidade levando informações para a população em materiais impressos como folhetos e cartazes, bem como retirando dúvidas trazidas pelos munícipes. Não suficiente, também foram realizadas campanhas de conscientização nos canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais).
Conforme o relatório técnico elaborado pelo departamento, notou-se que as pessoas abordadas são conhecedoras dos métodos de controle de vetor e sintomas da dengue, porém, em alguns casos, falta conhecimento da incorporação das práticas para a manutenção do ambiente livre de criadouros do mosquito. Além disso, também foi notória a reclamação
contínua sobre imóveis fechados com placas de imobiliárias, o que fez o Departamento de Vigilância em Saúde elaborar um comunicado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) sobre a importância da manutenção dos imóveis livres de criadouros do Aedes aegypti.
Por fim, a Vigilância Sanitária igualmente realizou inspeções em pontos estratégicos, disponibilizando material educativo (folders e cartazes) e abordando medidas preventivas e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, obtendo, de maneira geral, o entendimento de que os responsáveis pelos estabelecimentos demonstraram conhecimento dos procedimentos e cuidados para prevenção de focos do mosquito.
Dia 28/04/2023 (sexta-feira), das 08:00 às 17:00 - Local: Terminal Rodoviário de São Carlos
Atividade: Stand: Orientação aos Viajantes: Distribuição de folhetos, mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, medidas de eliminação dos criadouros, sintomas das arboviroses urbanas (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela) e medidas de prevenção individual e coletiva.
Informações sobre a situação epidemiológica do município.