A EPTV realizou, nesta quarta-feira, 25 de junho, a segunda edição do Fórum de Segurança no Campo. O evento aconteceu no hotel Dan Inn, em Franca, na Alta Mogiana, região com grande produção de café.
A iniciativa do simpósio surgiu pela preocupação provocada pelo aumento dos crimes nas áreas rurais, afetando principalmente os produtores de café com a alta da saca do produto.

Debates em Franca
Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública de São Paulo, explicou que vagas policiais foram deslocadas para regiões rurais. "Algumas vagas da capital e da região metropolitana de São Paulo foram deslocadas para a região de Franca para aumentar o efetivo de policiamento", explicou.
O secretário ainda se comprometeu a ir a Franca no mês de agosto assinar o projeto Safra Segura, para tentar dar mais segurança aos produtores de café da Alta Mogiana paulista.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, destacou o monitoramento por câmeras. "Nós já temos 78 câmeras funcionando e com o projeto de colocar mais equipamentos em todas as rodovias que passam pela cidade", disse.
O monitoramento por câmeras também foi destacado por Ricardo Silva, prefeito de Ribeirão Preto. "Estamos fazendo um programa de monitoramento da cidade por câmeras e inteligência artificial. Esse projeto já está em fase avançada e já temos o recurso separado", destacou.
O Coronel Paulo Henrique Beltrami, comandante do Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI 3), apontou os desafios desse tipo de crime. "São delitos que acontecem em áreas muito grandes. Daí o motivo de estarmos incrementando o policiamento nessas áreas", analisou.
A Polícia Civil destacou a ampliação da delegacia eletrônica para o produtor rural. "Esse ano, foi criado um grupo de atendimento ao produtor rural, também para melhorar o serviço e agilizar. Mas é sempre um esforço continuo das cidades, dos produtores rurais e das forças policiais", disse o delegado Jorge Amaro Cury Neto, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (Deinter 3).
Ainda estiveram na mesa debates José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca, e Carlos Sato, presidente da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec). O evento ainda teve a participação do público em geral, que pode fazer perguntas para os convidados.
O Fórum, realizado pela EPTV, contou com os apoios da CBN Ribeirão, da Cocapec e do Sindicato Rural de Franca. A transmissão foi realizada pelo portal g1.
Primeira edição em Minas
A primeira edição do Fórum de Segurança no Campo foi realizada em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, no dia 28 de maio e teve o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (ACISSP).
A mesa de debates teve as presenças do Subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna de Azevedo, da Diretora de Gestão Integrada em Segurança Pública, Mayara Ferreira de Abreu, do prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, do presidente da ACISSP, Matheus Colombaroli e representantes das polícias Civil e Militar.