A EPTV lançou essa semana o projeto "Do Fogo ao Verde". Ele anuncia uma cobertura especial até outubro de ações em defesa do meio ambiente e combate à queimadas nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos. Essas regiões sofreram com a seca de 2024 e os incêndios que destruíram florestas e lavouras, mataram animais, assustaram os moradores das cidades e provocaram doenças respiratórias. A fumaça se transformou em um problema de saúde pública.
O projeto "Do Fogo ao Verde" vai acompanhar o trabalho de prefeituras, entidades, empresas e instituições para a regeneração das matas afetadas pelo fogo em 2024 e mostrar o que está sendo feito agora para prevenir os incêndios e proteger o verde. O projeto também vai atuar junto às escolas para levar informação sobre a importância da prevenção e o papel de cada um de nós para evitar a destruição do meio ambiente, que já está em risco por causa das mudanças climáticas.
A série de reportagens "Do Fogo ao Verde" também servirá de inspiração para os alunos que participam do EPTV na Escola. Como nasce o fogo? A ciência vai explicar. Como é a tecnologia dos satélites que monitoram o planeta? Como é o treinamento do Corpo de Bombeiros? Os efeitos das mudanças climáticas. A importância da educação. Os pequenos gestos que podem contribuir para a proteção do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. "Com esses temas, a série de reportagens e a nossa campanha na região querem contribuir para mostrar qual é o caminho para fugir do fogo e preservar o verde.", disse o gerente de Jornalismo da EPTV em Ribeirão Preto, Sérgio Trindade, que é o coordenador do projeto.
ASSISTA AQUI A SÉRIE DE REPORTAGENS
