A EPTV estreia na segunda-feira, 6 de fevereiro, a série especial "Abuso", que traz um retrato da violência sexual no Brasil. Serão cinco episódios, exibidos entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Jornal da EPTV 2ª Edição, logo após a novela "Mar do Sertão".
O especial será exibido nas quatro praças da emissora (Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais) e foi inspirado no livro "Abuso - A cultura do estupro no Brasil", de Ana Paula Araújo, que também participa da série.
O repórter Heitor Moreira conta que as gravações começaram há seis meses, mas o aprofundamento no assunto teve início há dois anos. "O objetivo principal da série Abuso é evitar novos casos e ajudar, de alguma forma, quem já foi vítima desse crime", destaca.
Além da jornalista e escritora Ana Paula Araújo, a série também conta com o depoimento da apresentadora Angélica, que em 2022 revelou ter sofrido abuso sexual na adolescência.
Complementando os depoimentos das vítimas, a reportagem também aborda questões como a subnotificação dos casos, violência sexual contra crianças e adolescentes, estupro marital, educação sexual e a importância de pedir ajuda e romper o silêncio.
Na mesma semana de exibição da série nos telejornais, os portais g1 Campinas, g1 Ribeirão Preto, g1 São Carlos e g1 Sul de Minas publicarão reportagens especiais sobre violência sexual.