Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

Produção da EPTV, Globo Repórter mostra um Paraguai como você nunca viu!

Programa vai ao ar na sexta-feria (20).

| EPTV


Muita gente já foi a fronteira com o Paraguai para umas comprinhas, mas para conhecer a alma de um país é preciso ir além. Nossas equipes rodaram mais de 3.000 quilômetros dentro do país para ver de perto as belezas do nosso vizinho. Foram 20 dias percorrendo 9 departamentos do Paraguai para mostrar um país que os brasileiros ainda não conhecem.  


O repórter Paulo Gonçalves e os cinegrafistas Pedro Santana e Marcelo Moraes atravessaram o Paraguai de norte a sul. Enfrentaram a natureza hostil do Chaco, ecossistema que ocupa mais da metade do país. Nesse ambiente registraram a natureza exuberante... tamanduás, tuiuiús, flamingos e antas que cruzaram o caminho o tempo todo. No extremo norte, a aventura foi numa área de preservação ambiental no Pantanal do Rio Negro, fronteira com a Bolívia, lugar de natureza ainda mais exuberante.    


O programa foi até Assunção, capital do Paraguai, para mostrar a incrível orquestra que usa instrumentos feitos de material reciclável. As crianças que vem de uma região muito pobre do país já tocaram até para o Papa. Na culinária as atrações são Chipa e a Sopa Paraguaia, que não se come de colher. A reportagem também revela como é cultivada a erva mate e mostra a tradição do tereré, a bebida tradicional dos paraguaios! Também em Assunção nossos repórteres conversaram com os buscadores, caçadores de tesouros enterrados nos tempos da guerra do Paraguai.  

Na rota sul, os cenários das ruínas mais bem preservadas das Américas, as Cataratas do Paraguai e as histórias de brasileiros que venceram na vida depois de cruzar a fronteira. Tudo isso e muito mais sexta-feira, no Globo Repórter.