Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

A natureza da nossa região como você nunca viu!

Globo Repórter desta sexta-feira (12/10) reúne aventura e flagrantes impressionantes na área de cobertura da EPTV Campinas.

| EPTV

Quando se fala de natureza logo vem a cabeça a Amazônia, o Pantanal, áreas conhecidas em todo o mundo bela riqueza da biodiversidade. Mas o Globo Repórter dessa sexta-feira (12/10) vai mostrar que a natureza pode estar mais perto do que se imagina, no quintal de casa.

O programa traz histórias curiosas de moradores que tiveram a casa "invadida" pelos animais. Tem família de urutau, jacaré selvagem que atende pelo nome, tucano que mora em condomínio e um sítio que virou o verdadeiro paraíso das onças pardas.

Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, uma aventura de tirar o fôlego, literalmente. A equipe do programa passa 4 dias no alto das montanhas para explorar o coração da Serra da Mantiqueira. O trajeto é conhecido como a travessia da Serra Fina e tem cerca de 30 quilômetros. É uma das trilhas de montanha mais difíceis do Brasil. O percurso revela paisagens surpreendentes.  

Em alguns remanescentes de Mata Atlântica, a equipe encontra preciosidades como um jequitibá-rosa de 600 anos e mais de 40 metros de altura e um dos mais belos fenômenos do mundo das aves: a dança de acasalamento do tangará.

Apesar do aumento da poluição na maioria dos rios ainda existem áreas que são um exemplo de preservação. É o caso do rio Jacaré Pepira, em Brotas, considerado um dos mais limpos do estado de São Paulo. Entre as belezas da região está uma área de nascentes onde a areia faz um som estridente quando friccionada. É tão curioso que o pessoal chama o lugar de a "areia que canta". O programa desta sexta-feira é uma co-produção da EPTV com o Globo Repórter.