Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional
5º Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti - Campinas

noticias

Ribeirão Preto (SP)

Ribeirão Preto (SP)

| EPTV

Ação: Contato com empresas particulares por meio de e-mail e telefone paar solicitar caminhão para a realização do Mutirão de Limpeza que será realizado no dia 16/02, na área 5.10 em parceria com a EPTV.
Data: 06, 07 e 08/02/2019

Ação: Palestra e exposição na creche para a comunidade.
Data: 09/02/2019

Ação: Roda de conversa para orientar sobre as medidas preventivas de combate ao Aedes.
Data: 11/02/2019

Ação: Na área 5.10 possui 8 (oito) Pontos Estratégicos e será realizado abordagem educativa em 4 (quatro), envolvendo responsáveis e funcionários para informar sobre a situação epidemiológica da área e a importância de manter o local isento de criadouros.
Data: 11 e 12/02/2019

Ação: Palestra para os professores e funcionários.
Data: 12/02/2019

Ação: Palestra sobre Dengue, Zika e Chikungunya e as medidas de controle do Aedes para todos os funcionários do Serviço Socail da Indústria (SESI) pertencentes à CIPA.
Data: 13/02/2019

Ação: De acordo com o diagnóstico entomológico da área será realizado abordagem educativa na escola para estimular uma ação conjunta para eliminar os criadouros reincidentes na área interna e externa conforme os relatórios. Os alunos irão levar para casa folhetos e filipetas informando o dia e horáro do Mutirão de Limpeza que será realizado na área.
Data: 13/02/2019

Ação: Roda de conversa e mutirão educativo com panfletagem com o grupo de caminhada e funcionários da UBS.
Data: 14/02/2019

Ação: Exposição com materiais educativos, banners, mostruário e principais criadouros durante a abertura da Agenda Odontológica.
Data: 14 e 15/02/2019

Ação: Treinamento dos Agentes Comunitárias de Saúde e funcionários da UBS, onde será abordado tema sobre os principais criadouros do Aedes e as Medidas de Controle.
Data: 15/02/2019

Ação: Elaboramos um texto com orientações sobre as principais medidas de controle do Aedes que será lida pelo pastor durante os horários dos cultos e nas aulas de música para os fiéis. Será realizada também a distribuição de folhetos.
Data: 11 à 16/02/2019

Ação: Colocação de cartazes e folhetos em condomínio (224 apartamentos com aproximadamente 700 moradores).
Data: 11 à 16/02/2019

Ação: Elaboramos um texto com orientações sobre as principais medidas de controle do Aedes que será lida pelo padre durante os horários das missas para os fiéis. E também será realizada distribuição de folhetos.
Data: 11 à 16/02/2019

Ação: Orientação casa casa junto com as ACS e Estagiários da Unidade nas proximidades da USF. Exposição na sala de espera para os usuários.
Data: 11 à 16/02/2019  

 

INTENSIFICAÇÃO DE VISTORIAS EM PONTOS ESTRATÉGICOS
São imóveis que apresentam grande quantidade de recipientes em condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti (depósitos de pneus usados e de ferro velho, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, cemitérios e outros); ou imóveis que geralmente apresentam pequena quantidade de recipientes, porém, em função de sua atividade ligada à transporte de mercadorias e passageiros, são de grande importância na dispersão passiva do vetor, principalmente na sua fase adulta (transportadoras, estações rodoviárias e ferroviárias, aeroportos).
Existe cadastrado na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde 514 Pontos Estratégicos.


INTENSIFICAÇÃO NAS VISTORIAS DE IMÓVEIS ESPECIAIS
São Imóveis com edificações não residenciais de grande porte (comerciais, industriais e públicas).
Existe cadastrado na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde 543 Imóveis Especiais (shoppings, Serviços de Saúde, supermercados, dentre outros)

INTENSIFICAÇÃO DE VISTORIAS EM BLOQUEIOS DE CASOS SUSPEITOS E OU POSITIVOS DE DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA:
Consiste na visita para vistoria completa do imóvel (intra e peridomicilio) e no controle de todos os criadouros encontrados, em cada imóvel trabalhado, na área pré-definida conforme norma técnica, em função da notificação de caso suspeito e/ou confirmado de Dengue, Zika e Chikungunya.

INTENSIFICAÇÃO NOS BLOQUEIOS DE NEBULIZAÇÃO EM CASOS POSITIVOS DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA
Consiste na aplicação de inseticida de casa em casa com nebulizador portátil, a ultra baixo volume-UBV.

VISTORIAS CASA A CASA
A Atividade Casa a casa intensificação consiste nas visitas realizadas aos imóveis de uma determinada área, para desenvolver ações que visam orientar e estimular os responsáveis pelos imóveis a adotar os cuidados necessários, e executar, durante a visita, medidas de controle (mecânico e ou químico) indicadas para os problemas encontrados. Além disso, visa identificar recipientes predominantes dentre os que apresentaram larvas em cada setor.
Esta atividade é dirigida a todos os imóveis da área urbana e dos aglomerados rurais, sendo excluídos, apenas os Pontos Estratégicos.


Veja também