MUTIRÃO REALIZADO DIA 23/03/24
________________________________________________________________________________________________________________________________
#TodosContraOAedesaegypt
Com intuito eliminar focos de dengue e evitar a proliferação do mosquito, neste sábado, 23 de março, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) estarão no bairro Itaquerê, das 8h às 12h, em um mutirão para vistoria de imóveis com apoio do caminhão do "Cata Bagulho", fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal. A medida ocorre em consonância com a 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, promovida pela EPTV que visa conscientizar a população sobre os riscos trazidos pelo mosquito, que transmite doenças graves como a dengue, febre-amarela, chikungunya e zika vírus.
Saúde vistoria 2.693 imóveis e elimina 228 focos em mutirão de combate ao mosquito da Dengue.
Diante do aumento de casos de Dengue em todo o país, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, promoveu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, um mutirão de combate à Dengue, vistoriando imóveis para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
Ao todo, 4.898 residências foram visitadas, dessas, 2.693 passaram por vistoria, com 228 focos do mosquito eliminados, atingindo 55% de cobertura do município. Após análise, constatou-se que das 512 larvas examinadas, 294 são do Aedes aegypti.
Segundo o boletim epidemiológico, Santo Antônio de Posse conta com 30 casos confirmados de dengue, e 108 notificações de suspeitos aguardando resultado.
A iniciativa, coordenada pela equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, mobilizou tanto os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde, quanto os profissionais da zeladoria da cidade, com o caminhão do "Cata Bagulho", fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal.
O mutirão percorreu as áreas de cobertura dos seis Postos de Saúde da Família do município, os PSFs da Popular, Monte Santo, Bela Vista, Vila Bianchi, Ressaca e Rincão.
Além do mutirão, a Secretaria de Saúde segue intensificando as ações de enfrentamento à arbovirose, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros.
Neste sábado, 24 de fevereiro, uma equipe de profissionais estará na Feira Cultural, que acontece na Praça do Novo Centro, próxima a Caixa Econômica Federal, realizando a distribuição de informativos com orientações dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito em suas residências.
Histórico
Desde 2010, Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018, o sorotipo circulando no município é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.
Por isso, é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam ser criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Limpeza de terrenos
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Fiscalização de Posturas, alerta os proprietários de imóveis do município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos. A medida visa impedir a criação e proliferação de animais nocivos à saúde pública. Conforme previsto no artigo 18, incisos I e II da Lei Municipal 011A/2010, a limpeza dos terrenos é uma obrigação do proprietário.
A orientação é voltada aos donos de lotes particulares urbanos e de expansão urbana no município. O objetivo é manter a cidade limpa e organizada, sem riscos à saúde dos cidadãos possenses, pensando no bem-estar de toda a comunidade. Para tanto, é importante que todos os munícipes colaborem.
O artigo 18 da lei 011A/2010 estabelece ainda que a limpeza dos lotes por meio de queimadas também é proibida e passível de multa. O não cumprimento desta, implicará na aplicação de penalidade pecuniária de até 100 UFESP (R$ 3.536,00), conforme dispõe a legislação específica.
Créditos: Prefeitura Municipal Santo Antônio de Posse
Confira abaixo como foi o DIA D na cidade:
Ação educativa da Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, com intuito de informar a população dos cuidados necessários a serem mantidos em suas residências para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.