Formas, profundidade e cores: veja as mudanças na logo da EPTV nos últimos 40 anos

Marca da emissora teve sete diferentes formatos desde 1979. Gerente de arte fala desde tendência 'flat' e modelo tridimensional a mudanças no globo cromado.

| EPTV

Das curvas para um traçado de linhas mais retas. Depois, uma mudança mais expressiva passou a envolver a EPTV em uma esfera cromada. No início deste ano, mais leveza. Ao longo dos últimos 40 anos, a logomarca da emissora passou por sete formatos. Você se lembra?

O canal "12" foi destaque em 1979, na logo toda em azul. Não demorou muito até ser imprimida uma tendência tridimensional.

"Desde 79 as marcas eram 'flat', e a partir dos anos 90, com o acontecimento da computação gráfica tridimensional, buscou-se trazer essa tridimensionalidade para as marcas. Nós acompanhamos algo que aconteceu mundialmente", afirma o gerente de arte da EPTV Renato Munhoz, na emissora há 23 anos.
A marca em forma circular manteve os tons azulados até 1990 e deixou de fazer parte da logo cinco anos depois, em 1995. 

O globo cromado apareceria como uma nova proposta em 1999, mais perto do que se conhece atualmente. Tons de vermelho, laranja e amarelo surgem dentro do globo e a EPTV ganha brilho. Foi assim por dez anos, até a esfera dividir o espaço com mais cores e parecer flutuar na tela com mais profundidade em 2009.

Acompanhando a logo da TV Globo, este ano a marca ficou mais clara e leve.

"O telespectador pode perceber que a empresa está sempre renovada, sempre atenta ao que acontece no mercado, preocupada em passar uma imagem verdadeira e de jovialidade, apesar de seus 40 anos", explica.  

A logomarca da EPTV pode ser vista além das telas em produtos de divulgação comercial da emissora.