Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

'Terra da Gente' acompanha expedição para a conservação do pato-mergulhão na Serra da Canastra(MG)

Programa traz registro raro da ave misteriosa, bacurau-da-telha, a pesca no rio Claro e aperitivo com jiló

| EPTV


No programa Terra da Gente deste sábado (12) a equipe acompanhou uma expedição na Serra da Canastra, em Minas Gerais, para conservar o pato-mergulhão, uma das aves mais ameaçadas do mundo. Estima-se que existam apenas 250 indivíduos na natureza. Nas alturas do Pico das Cabras, em Campinas (SP), o observador Marcelo Calsavara filma o bacurau-da-telha, ave que ficou desaparecida no Brasil por 117 anos, sendo redescoberta por ornitólogos em 1940. No Mato Grosso, a equipe do Terra da Gente fisga trairões no rio Claro, cujas águas “pegam fogo”. Bolinho frito de jiló com recheio de muçarela é dica de aperitivo do quadro Hora do Rancho.

Operação pato-mergulhão
O pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaçadas do mundo. Estima-se que existam apenas 250 indivíduos na natureza. Para garantir a sobrevivência da espécie, pesquisadores e biólogos realizam uma operação de coleta dos ovos do pato-mergulhão para reproduzir em cativeiro. A equipe do Terra da Gente acompanhou a expedição que ocorreu na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

 

EPTV
O bacurau-da-telha é uma ave que vive em áreas montanhosas e foi registrada no Pico das Cabras, em Campinas (SP).

 Ave que gosta de frio

Há pelo menos oito anos, Marcelo Calsavara dedica-se à observação de aves. Entre mais de 300 flagrantes, algumas espécies se destacam, a exemplo do gavião-de-penacho e de uma ave misteriosa, o bacurau-da-telha. A ave vive em áreas montanhosas e foi registrada no Pico das Cabras, em Campinas (SP). Para conseguir o registro, o observador enfrentou vento e frio a 1.100 metros de altitude.

Trairões no rio Claro
A equipe do Terra da Gente viaja até o município de São José do Rio Claro, no Mato Grosso, em busca de trairões e matrinxãs. O rio encanta pelas águas claras e por ter o formato de ferradura. Durante a pescaria, a equipe se surpreende com dois peixes fisgados ao mesmo tempo e com as águas que pegam fogo.

Aperitivo de jiló
Para ficar ainda mais saboroso, o jilozito é empanado com nachos triturados.

EPTV
Aperitivo de jiló no quadro " Na Hora do Rancho" .

 

Veja também