Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

Descobertas e encontros na natureza marcam os 20 anos do Terra da Gente

A história do programa é relembrada no primeiro programa especial do mês de aniversário.

| EPTV

Há 20 anos, o Terra da Gente cumpre a incomum missão de mostrar os encantos e a beleza da natureza. Para mostrar os mais surpreendentes cenários naturais, as equipes de reportagem viajaram pelos cinco continentes. Em território nacional, desbravou todos os estados e lugares nunca antes explorados.

“O Terra da Gente acelera a percepção que todos devem ter de que nós somos da terra e a terra é da gente. Estamos cumprindo essa missão a cada dia”, afirma o jornalista Ciro Porto, diretor geral de Jornalismo e Conteúdo da EPTV e idealizador do programa.

As viagens realizadas pelos cinco continentes proporcionaram registros únicos como a visita ao berçário de pinguins-rei na Antártica, o nado com arraias na Polinésia, a vivência com leões livres na natureza, na África, e o registro de raposas voadoras na Austrália.

A maioria dos programas exibidos ao longo de duas décadas foi gravada em território nacional. Em todos os estados brasileiros, a equipe desbravou lugares nunca antes explorados e pôde inclusive batizar uma cachoeira com o nome Terra da Gente, descoberta em 1999, durante uma expedição no rio Cururu Mirim, no sul do Pará.

Os 20 anos de produção permitiram também o registro de alguns dos maiores animais das Américas: o muriqui, maior primata, e a jacurutu, maior coruja. Muitas experiências foram marcadas pela presença do maior felino, a onça-pintada.

Encantos da natureza vêm sendo retratados pelas vozes das matas, captadas pelas equipes a cada expedição. O canto do uirapuru foi registrado pela primeira vez por uma equipe de televisão em 1999. Outras raridades também ganham destaque, como o encontro com a arara-azul-de-lear e com o papagaio-careca, espécies tidas como extintas e reencontradas durante as viagens.

No longo percurso, o programa contou com personalidades importantes. Dalgas Frisch, um dos pioneiros do Brasil no registro de aves, acompanha a caminhada do Terra da Gente e destaca a importância de cada uma das produções. “O produto é a proteção da natureza para a geração de futuras. Parabéns ao programa por propiciar isso.”

Histórias escondidas são contadas em detalhes. Personagens como José Alves de Araújo, o Passarão, ficaram marcados no percurso do programa. Participações de telespectadores no VC no TG e a companhia de famosos nas pescas e viagens foram importantes nessa jornada.

A interação com a natureza foi retratada das mais diversas formas e estilos durante os 947 programas. Todos, pensados e produzidos em busca da aventura de descobrir a vida.

Costa do Descobrimento
A equipe do Terra da Gente vai ainda ao litoral sul da Bahia para mostrar que ainda há muito a ser descoberto nas terras avistadas pela primeira vez por Pedro Álvares Cabral. Os repórteres percorreram quatro áreas de conservação e registraram praias virgens, rios históricos e a riqueza de ambientes que unem Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Aves raras como o beija-flor rabo-branco-de-margarette e o crejoá foram registrados.

 

 

 

Veja também