Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

EPTV venceu o Prêmio nacional Petrobras por melhor reportagem

A série ''Apagão'' mostrou os desafios da geração de energia no Brasil

| ViaEPTV

O jornalismo da EPTV foi vencedor de um dos maiores prêmios do país, o Prêmio Petrobras. A premiação aconteceu na noite da última terça (24), no Rio de Janeiro. Em 2016, o prêmio teve recorde de inscritos: no total, foram 1.255 reportagens de todas as regiões do Brasil.

A série “Apagão” foi exibida no Jornal da EPTV no começo do ano passado e foi escolhida como melhor reportagem sobre petróleo, gás e energia, na categoria nacional. A série, de 4 episódios, mostrou os desafios e os problemas da geração de energia no Brasil. 
Na época, o assunto comentado era o aumento das contas de energia elétrica e a produção de energia estava comprometida. A EPTV cruzou o país em busca de respostas e traçou um panorama da geração de energia elétrica no Brasil.
Em Foz do Iguaçu, a equipe mostrou o funcionamento de uma das maiores hidrelétricas do mundo: Itaipu, e comprovou que a produção de energia elétrica por lá também foi impactada pela seca que castigou a região sudeste.
No Ceará, mostrou que a energia eólica estava ajudando o Brasil a superar a crise, em Ribeirão Preto, a energia que vem do bagaço da cana e, em Campinas, a energia que vem da luz solar.
De olho no futuro, a série mostrou, também, pesquisadores que procuram maneiras de tirar energia elétrica do movimento das ondas e até do lixo que vai para os aterros sanitários.
Reprodução EPTV
Onil Neto, Bianca Rosa, Beatriz Scariot, Tiago Stachetti e Vanderlei Duarte, receberam o prêmio no Rio. (Foto: Divulgação EPTV)

Veja também