Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

Rede Globo e afiliadas adotam formato digital de transmissão

Programação EPTV / REDE GLOBO passar a ser apenas no formato digital 16:9

| ViaEPTV

A partir do dia 6 de março, próximo domingo, a Rede Globo e todas as suas emissoras afiliadas irão adotar o formato 16:9 Letterbox nas transmissões analógicas. Ou seja, na prática, mesmo os aparelhos mais antigos, com recepção analógica vão receber a programação  no novo formato, o que irá produzi faixas pretas na parte superior e inferior. Nas faixas serão inseridos alertas sobre o desligamento do sinal analógico.
A adoção desse formato faz parte das recomendações do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), consolidadas na Portaria 378, de 22 de janeiro de 2016, do Ministério das Comunicações, que trata da alteração do cronograma para o desligamento do sinal analógico de TV.
A portaria prevê o uso desse recurso um ano antes do desligamento do sinal analógico, porém a Rede Globo e as emissoras afiliadas adotarão o novo formato em todo o Brasil com o intuito de manter a padronização da transmissão em na rede. Dessa forma, todo o conteúdo produzido em HD será exibido integralmente no canal analógico, inclusive nos grandes eventos e filmes que hoje são produzidos em 16:9 os telespectadores que ainda assistam em analógico não perderão nenhuma informação.
De acordo com a Rede Globo, a mudança trará um beneficio para a experiência de produzir e ver TV e representa mais um passo na transição do sistema analógico para o digital. 
Para as equipes de produção da emissora e para o mercado publicitário, o formato sem a restrição da Safe Area 4:3 na transmissão analógica também representa um ganho, pois permite maior liberdade para a criação dos conteúdos. 
Todo o conteúdo contido na região da Safe Area 16:9 será exibido tanto no canal digital quanto no canal analógico: 
Reprodução TV Globo
Reprodução TV Globo

Veja também