Aguarde...
EPTV - Institucional Institucional

noticias

Série do Jornal da EPTV 2ª edição mostrou os reflexos da crise

Economista da PUC - Campinas vai explicar como isso afeta os cidadãos e como cuidar das contas

| ViaEPTV

 O Jornal da EPTV 2ª edição, de Campinas e região, estreia nesta quarta (10), uma série de três reportagens sobre os números recorde da crise em 2015. As matérias vão mostrar como o fechamento de empresas, o desemprego e a inadimplência refletem na vida de todos os cidadãos. 

O economista da PUC – Campinas, Eli Borochovicius, vai falar de forma prática o que esses números significam e também vai explicar os outros pontos que envolvem essa discussão.
Na quarta (10), a reportagem esclareceu como as empresas que fecham afetam os trabalhadores e a população, de modo geral. Para explicar isso de uma forma didática, a matéria comparou as decisões de uma empresa que está passando por dificuldades com as decisões de um chefe de família, que também está passando por uma fase difícil (confira aqui).
A segunda reportagem da série, que foi ao ar na quinta (11), falou sobre o recorde no fechamento de vagas de trabalho em Campinas e na RMC, além do aumento do desemprego (confira aqui). 
Na terceira reportagem, que será exibida na sexta (12), é apontado o recorde de inadimplência. Depois de empresas fecharem e o desemprego aumentar, o reflexo é a dificuldade para pagar as contas. A matéria mostra que um boleto não pago pode gerar um ciclo que termina em demissões e mais empresas que podem fechar. O economista explica o que a pessoa pode fazer quando se deparar com este tipo de situação (confira aqui).
Além disso, ele também dá dicas de como evitar chegar neste ponto. Um dos caminhos é a educação financeira para crianças, afinal, desde cedo é possível aprender a cuidar das contas e driblar as dificuldades.
O Jornal da EPTV 2ª edição vai ao ar de segunda a sábado, à 19h15.

Veja também